"As tecnologias só fazem sentido se estiverem a serviço da vida"
O debate tecnopolítico tem se mantido "criptografado" para a maioria das pessoas, até porque, temos um profundo problema de alienação técnica em várias camadas da sociedade: pessoas gestoras públicas, jornalistas, membros do legislativo e judiciário e tantas outras categorias de "mediação", "controle social" e "governança" do bem comum, que não desenvolveram o letramento básico para terem o domínio sobre as tecnologias e que, portanto, são passíveis de manipulação e modulação.
"As tecnologias só fazem sentido
se estiverem a serviço da vida"
Mestre TC Silva, 06/07/2023
Foi assim que o Mestre TC Silva, fundador e agitador da Casa de Cultura Tainã e da Rede Mocambos, abeençoou e sintetizou o grande encontro tecnoxamânico que aconteceu na noite de quinta-feira, dia 06 de julho de 2023, sob a lua minguante.
Para pensar e agire juntes sobre tudo isso, estamos levantando as bandeiras em uma mesma Frente pela Soberania Digital, que ontem realizou sua primeira reunião com muito sucesso, em processo liderado colaborativamente pelos movimentos hacker, de inclusão digital, do software livre e da metareciclagem, com a participação e apoio da rede livre, da rede mocambos, da rede mapas, da mídia ninja e da rede de produtoras colaborativas. E pra embelezar esse trançado, foram muito importantes as participações das lideranças de tecnologia do movimentos sociais tradicionais e históricos, como MTST e MST, que estiveram presentes manifestando apoio, partilhão visão e se colocando à disposição para a construção conjunta, configurando assim uma aliança colaborativa inédita.
No encontro, foi consenso que a pauta é a Soberania Digital, mas com a compreensão nítida de que o Digital é somente o meio, uma tecnologia de conexão, que precisa ser compreendida em sua dimensão tecnopolítica, e assim ser apropriada pelo poder popular, sendo compreendida como estrutura que existe para ajudar a promover a verdadeira soberania, que é a soberania da vida e da natureza, para a felicidade e convívio pacífico de todos os seres, de forma saudável e sustentável nos seus territórios e com suas culturas.
A origem da palavra soberania advém do latim supremitas e potestas, e significa Poder Supremo. Um poder é dito soberano quando não existe outro superior a ele. Ou seja, a discussão a ser feita não é sobre internet, dados ou códigos, mas sobre propósito e cosmovisão, sobre identidade de ser e estar con-vivendo nesse mundo hiperconectado digitalmente, mas onde os humanos parecem estar cada vez mais DESconectados da terra e da natureza, e que, portanto, não à toa estamos assistindo e, ao não agir, colaborando com a destruição e aquecimento do planeta.
A frente é uma iniciativa política de pessoas e coletivos, que desde os seus territórios, estão construindo, de forma colaborativa e comunitária, a sua própria soberania. Dessa forma, não somos nem queremos falar de "beneficiários", "consumidores", "internautas", "usuários" ou "clientes" da internet ou da cultura digital, somos, como ensina Olívio Dutra, "sujeitos", e não "objetos" na política, na internet e nas nossas vidas.
Esse é um convite, um chamado geral, uma batida no tambor da internet digital, pra avisar aos navegantes dos 7 mares do planeta e aos viventes dos 6 biomas do território nacional, que o poder popular local, que sempre foi soberano e real, prepara agora o seu levante nacional, pisando firme a terra preta digital, vendo o futuro pela lente ancestral, um sankofá antropofágico se forma, e semeando idéias e afetos em plantaformas, vemos florir colméias, coletivos e outros cultivos colaborativos, para reflorestarmos o mundo com nossos valores, tesouros e ativos perfeitos, fazendo a vida muito mais dos nossos jeitos.
Estamos organizando aqui as informações e caminhos para construir juntes:
https://plantaformas.org/assemblies/soberaniadigital/
E em breve o soberania.digital será nosso ponto de interconexão intergaláticas das mucuas e baobáxias.
PS: Eu tinha feito uma versão muito mais legal desse texto, mas quiseram as deusas que ele fosse perdido por um refresh mal dado. Faz parte. Tá encantado. <3
1 comentário
Entre com sua conta ou cadastre-se para adicionar seu comentário.