Espaço colaborativo de articulação da equipe do Movimento Plantaformas. Organizado, a princípio, pelas pessoas confluentes, residentes nos nove estados da Amazônia Brasileira (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins) e integrantes da Casa Preta Amazônia, kilombo urbano e ponto de cultura fundamentado na Ilha de Caratateua, no estado do Pará.
Semanalmente, nos encontramos em reuniões virtuais de encaminhamento, a partir de debates pensados pelos grupos de articulação interna, que atuam em seus territórios de forma presencial e estratégica, instigando a organização comunitária de ações e projetos dentro da Plantaformas com o intuito de estimular a participação social e o protagonismo das narrativas amazônicas em nossos territórios.
Cultivamos um ambiente digital livre, autônomo e soberano, para valorizar a ancestralidade, combater o racismo e buscar soluções para as mudanças climáticas. Dentro destas temáticas, elaboramos neste grupo de trabalho ações que reverberem em nossas comunidades.
Atualmente, semeamos uma agenda de Ações Territoriais direcionadas a grupos que atuam de forma direta em seus locais de origem dentro dos municípios da Amazônia Brasileira para expandir os fundamentos da Plantaformas, além de fazermos uma levantamento de Tecnologias Ancestrais praticadas nessas localidades para desenharmos uma mapa desses saberes tradicionais e cultivarmos sua valorização.
Cultivo da Plantaformas nos nove estados da Amazônia Brasileira
Compartilhar