I Workshop da Educação do Campo do FOPINECAF - 2025
%2019.58.04_eda8d1c2.jpg)
No último dia 21 de março de 2025, aconteceu o I Workshop da Educação do Campo, promovido pelo FOPINECAF (Fórum Permanente de Integração das Escolas do Campo e da Agricultura Familiar). O evento reuniu professores, estudantes, pesquisadores e lideranças comunitárias para debater os desafios e avanços da educação rural.
Realizado no Auditório de Pedagogia – CESP/UEA, o workshop teve como objetivo elaborar diretrizes pedagógicas para a Educação do Campo, das águas e das florestas, fortalecendo licenciaturas, cursos técnicos e pós-graduações, com foco nas realidades das comunidades rurais, a partir da Pedagogia da Alternância, soberania alimentar e direito à educação contextualizada. Além disso, o encontro buscou fortalecer as políticas educacionais voltadas às escolas do campo, promovendo um espaço de troca de experiências e construção coletiva de estratégias para a valorização da educação rural.
Programação e Debates
O evento contou com palestras de especialistas na área da educação do campo, mesas-redondas sobre políticas públicas e oficinas pedagógicas. Entre os temas debatidos estavam:
• A valorização da cultura camponesa no currículo escolar;
• O fortalecimento da agricultura familiar através da educação;
• Desafios na formação de educadores do campo;
• Tecnologias sociais e práticas sustentáveis na educação rural.
Compromisso com a Educação do Campo
Ao final do encontro, os participantes reafirmaram a necessidade de uma educação do campo crítica e emancipadora, comprometida com a realidade das comunidades rurais e com a construção de um futuro sustentável.
O Workshop da Educação do Campo do FOPINECAF reforça a importância de espaços como esse para a construção coletiva de conhecimento e o fortalecimento das políticas educacionais voltadas ao campo.
Em depoimento, o professor e um dos Coordenadores do Fórum Edilson Albarado destacou em suas redes sociais a importância do evento:
"O encontro foi um momento rico e poderoso de construção coletiva, com vários encaminhamentos e puxiruns de trabalho para elaboração de projetos pedagógicos de curso de licenciatura, técnico e pós-graduação em educação do campo para serem submetidos ao INCRA/PRONERA, para atender os assentados da reforma agrária e as comunidades tradicionais. O encontro ainda debateu os princípios da Pedagogia da Alternância, da soberania alimentar e do direito à educação do Campo contextualizada."
0 comentários
Entre com sua conta ou cadastre-se para adicionar seu comentário.