"História Digital na Panamazônia" tem como co-autor o coordenador de Articulação em Rede do Lab Cultura Digital

O cenário da pesquisa em História Digital no Brasil ganha um novo marco com o lançamento do livro "História Digital na Panamazônia", publicado pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) da UFPA. A obra, que integra a Coleção Histórica Social da Amazônia, reúne trabalhos que exploram as potencialidades das tecnologias digitais para o estudo e a divulgação da história na região pan-amazônica. E tem como organizador o líder do grupo de pesquisa professor Dr. Décio Guzmán.
Um dos destaques do livro é o capítulo inicial, intitulado "Cosmotécnicas Amazônicas: reapropriação das tecnologias digitais a partir de saberes ancestrais". A autoria é de Jader Gama, Coordenador de Articulação em Rede do Laboratório de Cultura Digital (UFPR/MinC), em parceria com o professor doutor Fábio Carlos da Silva.
O capítulo de Jader Gama e Fábio Carlos da Silva apresenta reflexões críticas sobre a Economia do Conhecimento, o Neocolonialismo de Dados e suas implicações tecnopolíticas na Amazônia. Os autores abordam a centralidade dos dados digitalizados na economia global e o "Colonialismo de Dados", defendendo a necessidade de romper com a dependência tecnológica e valorizar o conhecimento tradicional.
A contribuição de Jader Gama, enquanto Coordenador de Articulação em Rede do LabCulturaDigital, para "História Digital na Panamazônia" reforça a importância do diálogo entre diferentes campos do conhecimento e a necessidade de se pensar a cultura digital de forma integrada e crítica. O livro como um todo, e o capítulo em particular, convidam à reflexão sobre o papel das tecnologias digitais na construção de narrativas históricas mais inclusivas e plurais, especialmente no contexto amazônico.
Para baixar o livro clique aqui.
Foto: Caetano Scanavino
0 comentários
Entre com sua conta ou cadastre-se para adicionar seu comentário.