Conferência Temática da Cultura Digital
#culturadigital PermaCultura Digital: Começo, meio e começo
24 jan - 26 jan @ 0
ProgramaçãoAjuda
Uma conferência é uma coleção de reuniões organizadas em um programa, com um número de pessoas convidadas como palestrantes, e outras áreas de informação típicas a congressos ou eventos sociais de grande dimensão (inscrições, lista de organizações que apoiam ou patrocinam o evento, etc.).
Exemplos: A conferência pode ser um evento relevante para uma organização e para os seus membros, ou ter lugar como parte de um processo participativo ou seguir uma consulta.
Introdução
Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, acontece a 1ª Conferência Temática da Cultura Digital, em formato online, pela TV Tainã (tv.taina.net.br). O encontro é parte das atividades preparatórias da 4ª Conferência Nacional de Cultura.
As pessoas inscritas por aqui, receberão por email as orientações para participação das reuniões e link da transmissão ao vivo.
Para saber mais, acompanhe também em nossas redes:
Telegram https://t.me/culturadigitalbrasil
Instagram: https://www.instagram.com/culturadigital.br/
Detalhes
Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, acontece a 1ª Conferência Temática da Cultura Digital, em formato online, pela TV Tainã (tv.taina.net.br). O encontro é parte das atividades preparatórias da 4ª Conferência Nacional de Cultura e tem como objetivo sistematizar um debate acerca da Cultura Digital para compor o Caderno da 4ª Conferência Nacional de Cultura, assim como eleger três (3) propostas a serem apresentadas na plenária da nacional - sendo que as propostas mais votadas nesta plenária integrarão o Plano Nacional de Cultura.
Desde dezembro de 2023, mais de vinte coletivos, organizações e movimentos da Cultura Digital, coordenados pelo Ministério da Cultura (MinC) e Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão mobilizados para a realização do encontro e (re)articulados na Rede da Cultura Digital Brasileira.
Para a definição do tema e das mesas temáticas, foi realizado um processo participativo, por meio da Plataformas (plantaformas.org), que resultou na colheita de 51 propostas. Destas, foram selecionadas - pelo Comitê de Governança Colaborativa e Conselho Ancestral da Rede da Cultura Digital - uma proposta para o Tema central e 24 propostas para compor as sete mesas temáticas que acontecerão ao longo dos três dias de evento.
“PermaCultura Digital: começo, meio e começo” é o tema principal da Conferência, apresentado pela Rede de Produtoras Colaborativas. “A PermaCultura é a sistematização de saberes ancestrais para a permanência de todas as formas de vida na Terra. Entendemos que esse conhecimento, como proposta ética e metafórica para essa nova onda da Cultura Digital tem uma grande potência”, explica Fabs Balvedi, integrante da Rede. Já o “começo, meio e começo”, aspas do mestre quilombola Nego Bispo, chega para somar ao movimento a ênfase contracolonial e a ancestral que rege a Cultura Digital, nessa confluência entre tradições e transgressões que as tecnologias digitais podem promover.
PressKit: https://app.rios.org.br/index.php/s/jLSRoZeJ3T7m2NF
Organizadores
Conselho Nacional de Política Cultural
Ministério da Cultura
UFPR
Pró Reitoria de Extensão e Cultura UFPR
Laboratório de Cultura Digital da UFPR
Movimento Felicilab
Cosmotécnicas Amazônicas
FUNPAR
Movimento Plantaformas
LabHacker
Casa de Cultura Tainã
Rede das Produtoras Colaborativas
Lapiz
Rede da Cultura Digital Brasileira
Movimento Software Lvire
Rede Livre
Mutirão
Coletivo Soy Loco por Ti
Coletivo Digital
Alquimídia
Cooperativa EITA
Coletivo Farpa
Casa Preta Amazônia
SIPAD - Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade
Objetivos
- Sistematizar um debate acerca da Cultura Digital para compor o Caderno da 4ª Conferência Nacional de Cultura,
- Eleger três (3) propostas a serem apresentadas na plenária da nacional - sendo que as propostas mais votadas nesta plenária integrarão o Plano Nacional de Cultura.
Locais da Conferência
O elemento seguinte é um mapa que apresenta os itens nesta página como pontos de mapa. O elemento pode ser usado com um leitor de ecrã, mas pode ser difícil de entender.
Saltar mapa
Compartilhar