Compartilhamento dos dados de Cultura do Brasil
Apoio e incentivo do poder público para a construção e manutenção de infraestrutura autônoma de dados, com base em tecnologias livres, disponibilizados em rede federada, distribuída e compartilhada entre o poder público e a sociedade civil de forma a assegurar a permanência a preservação e acesso amplo aos dados produzidos pelas políticas públicas de cultura no Brasil.
O ponto central dessa proposta é evitar o apagão de dados que tem consequências danosas tanto para o poder público quanto à sociedade civil.
A construção de uma memória coletiva permite aprimoramento, continuidade e preservação de política públicas, sempre em benefício da maioria da população.
Trata-se de assumir a responsabilidade de fomentar movimentos coerentes que caminhem com respeito a processos participativos, em busca da autonomia e consolidação da soberania digital.
Créditos:
Colheita realizada pelo Comitê de Governança Colaborativa da Rede da Cultura Digital, a partir de saberes partilhados na mesa Bença da Mata – Permacultura Digital: Começo, Meio e Começo, realizada em 24/01/2024
Com participação de: Clarisse Castro, Roberta Martins, Márcia Rollemberg, TC Silva, Cláudio Prado, Mãe Beth de Oxum, Tarcisa Bega, Laurene Ataide, Beá Tibiriçá, Fabs Balvedi, Pedro Jatobá
Compartilhar