Palestrantes Palestrantes (3º Encontro Plantaformas Edição Amapá)
Palestrantes
Pedro Aquino
Pedro de Santana Aquino é professor, pesquisador e extensionista do Instituto Federal do Amapá onde ministra as disciplinas de Sociologia e Metodologia no ensino técnico e superior. Tem experiência na área de Demografia, com ênfase em Políticas de Redistribuição de População. Tem um vasto histórico de contribuição para as causas populares na região Amazônica.
Palestrantes
Graduado em Sistemas de Informação pelo IESAM (Belém-PA) e especialista em Gestão Ágil de Projetos pelo CESAR (Recife-PE). Trabalha com desenvolvimento de software há mais de 25 anos, atuando nos setores público e privado. Professor e consultor em desenvolvimento e operações de software com ferramentas livres. Participou de várias comunidades de TI em Belém do Pará, entre elas o Tá safo!, promovendo eventos, palestras e cursos pela região Norte do Brasil. Organizou caravanas e palestrou no FISL (Fórum Internacional de Software Livre) em Porto Alegre-RS. Atualmente, colabora com instituições que atuam na área de ancestralidade, cultura digital e software livre.
-
💦 Tecnologias Sociais Amazônicas: Resiliência Climática a partir das Águas do Cuidar
🌳 Apresentação do Movimento Plantaformas: uma plataforma Decidim de participação social e instrumentalização popular
🤝🏿 Grupos de Trabalhos na Plantaformas: o exemplo da Confluência das Favelas | Como o Amapá quer se apropriar dessa ferramenta?
Palestrantes
Professor, pesquisador e extensionista. Jader Gama é um dos fundadores do Coletivo Puraqué e membro da Casa Preta Amazônia . Integra movimentos como Rede de Produtoras Livres, Rede Mocambos, Plantaformas e Cosmotécnicas Amazônicas. Compõe os grupos de pesquisa História do Digital na Panamazonica (IFCH-UFPA), Laboratório de Suporte a Decisão (UFOPA), Grupo de Pesquisa Estado, Território, Trabalho e Mercados Globalizados (NAEA/UFPA), LAVITS e Tierra Comun.
-
💦 Tecnologias Sociais Amazônicas: Resiliência Climática a partir das Águas do Cuidar
🌳 Apresentação do Movimento Plantaformas: uma plataforma Decidim de participação social e instrumentalização popular
🤝🏿 Grupos de Trabalhos na Plantaformas: o exemplo da Confluência das Favelas | Como o Amapá quer se apropriar dessa ferramenta?
📢 Pré-Confluência das Favelas: estratégias na Plantaformas para Participação Social e Governança Territorial no Amapá, dialogando com COP 30 e G20
Palestrantes
Anderson Ferreira, nascido na cidade de Campinas-SP e radicado a quase 18 anos em Belém do Pará, é mais conhecido como Don Preto e sua história começa aos 11 anos de idade junto aos fundamentos da capoeira com Mestre Jahça do Grupo Semente de Esperança e aos 15 anos quando conheceu Mestre T.C. da Casa de Cultura Tainã onde iniciou sua formação política e musical. No mesmo ano, junto ao Babá Lumumba deu início ao seu aprendizado como Percussionista e Onilu (fazedor de tambor).
O acesso à ancestralidade o levou posteriormente a se envolver no uso de tecnologias livres, fazendo com que se apropriasse da comunicação comunitária em benefício do compartilhamento dos saberes ancestrais. Entendeu que o tambor é sua primeira internet aliando cultura, comunicação e comunidades, atuou, aprendeu e também promoveu diversos circuitos, formações e oficinas em rede durante os últimos 28 anos.
Palestrantes
Sayonara Bezerra Malta ( Sayô Adinkra) é Educadora, Consultora, Gestora,
Terapeuta, doula, historiadora e mestra em Gestão Social e Desenvolvimento Territorial; tem 43 anos, é baiana, capoeirista. Acumula 18 anos de conhecimento multidisciplinar e prático.
Atualmente coordena a Comunidade terapêutica Cultivar. CEO do Esmeralda Escritório de Projetos Comunitários, Assessora de projetos na Associação Casa Preta Amazônia e no Coletivo de Cultura Negra e Saúde comunitária #QuilomboDiMaria
Compartilhar