Oficina - Socioambientalismo e Letramento Digital
-
Sala Professor Homero de BarrosRua General Carneiro, 460, Curitiba-PRPrédio da reitoria
-
19:00 PM - 21:00 PM -03
SOCIOAMBIENTALISMO E LETRAMENTO DIGITAL
AS INTERFACES ENTRE MÚLTIPLOS ECOSSISTEMAS E AS FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENFRENTAMENTO À CRISE SOCIOAMBIENTAL
CARTILHA DE APOIO
MINISTRANTE - GABRIEL PORTUGAL SORRENTINO
QUESTÃO MOTIVADORA/NORTEADORA: Como tornar o universo digital compatível/adequado à uma sociedade sustentável socioambientalmente? Como incorporar ferramentas digitais à sustentabilidade socioambiental?
EM QUAL CONTEXTO VIVEMOS?
A Crise Socioambiental que vivemos demanda respostas e ações urgentes para seu enfrentamento. A Emergência Climática, caracterizada por intensas mudanças no clima da Terra devido ao aumento dos gases de efeito estufa oriundos das atividades humanas, configuram-se como um dos maiores desafios do nosso tempo, cujos efeitos estamos começando a sentir. A Sustentabilidade Socioambiental, por sua vez, não se refere apenas a práticas ecológicas, mas engloba uma abordagem holística que considera a interconexão dos aspectos ambientais, sociais, culturais, políticos e econômicos.
O QUE ESPERAR DA EDUCAÇÃO E DAS ESCOLAS NESTE MOMENTO?
As escolas têm o poder de se tornar espaços de inovação e exemplos vivos de práticas sustentáveis, articuladas nos eixos espaço físico, gestão escolar, currículo e comunidade escolar, e podem inspirar a comunidade ao seu redor e influenciar a formação de políticas públicas em prol do meio ambiente. A Educação Socioambiental é um caminho importante para o enfrentamento da Crise e da emergência climática, despertando a capacidade de ação e reflexão de múltiplos sujeitos. Apesar de sua diversidade conceitual, a Educação Socioambiental pode ser entendida como uma educação permeada pelas questões socioambientais e que promova a sustentabilidade de uma forma ampla e complexa.
E AS TECNOLOGIAS, PODEM AUXILIAR?
As tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) podem contribuir para essa articulação em redes, trocas de ideias, articulação política e divulgação científica, entre outras possibilidades de fortalecimento dos grupos e movimentos com atuação na temática socioambiental. Conhecer, dominar e apropriar-se dessas tecnologias é fundamental para potencializar essa atuação política e a reflexão sobre essas temáticas, em um processo de Letramento Digital. Neste sentido, a Tecnopolítica é o estudo e a prática da interseção entre tecnologia e política, examinando como as inovações tecnológicas influenciam e são influenciadas por dinâmicas políticas, sociais e econômicas. O conceito aborda a maneira como a tecnologia pode moldar o poder, o controle e a governança, além de como práticas políticas moldam o desenvolvimento e o uso da tecnologia.
COMO RELACIONAR AS ESCOLAS, A EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E AS TECNOLOGIAS PARA O ENFRENTAMENTO DA CRISE?
Pretende-se realizar um processo educador socioambientalista que possibilite aos sujeitos da comunidade escolar compreenderem as múltiplas dimensões da Crise Socioambiental e como as tecnologias digitais podem contribuir para o planejamento e execução de ações articuladas em redes. Para tanto, será realizada uma abordagem dinâmica e interativa sobre o tema, instrumentalizando os participantes com ferramentas conceituais e digitais por meio da simulação de um processo participativo de construção de Políticas Públicas, um conjunto de ações, programas e decisões que os governos ou instituições governamentais adotam para lidar com problemas e questões de interesse público. Dessa forma, serão apresentadas as interfaces e possibilidades de integração, reflexão e ação entre os temas Letramento Digital e Socioambientalismo, de forma articulada aos eixos do LabCD (linguagem simples, letramento digital e políticas públicas)
(CONCEITOS E PALAVRAS-CHAVE): EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL, EMERGÊNCIA CLIMÁTICA, TECNOPOLÍTICA, LETRAMENTO DIGITAL, POLÍTICA PÚBLICA, ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Compartilhar