Alterações em "Apresentando o Propulsão Cultural"
Descrição (Português)
-
-
Apresentação geral do modelo de funcionamento do Propulsão Cultural, suas etapas e funcionamento
-
+
Ementa:
Partindo do pressuposto que a execução de editais para distribuição da verba é de responsabilidade dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, esta oficina abordará o modelo de política de cultura em rede “Propulsão Cultural”, realizado em nível municipal na cidade de Curitiba/PR, em junho de 2024, e que impulsionou dezenas de agentes culturais, trabalhadoras e trabalhadores da cultura. A oficina trará um panorama acerca da experiência paranaense que foi executada também em nível estadual - PNAB Paraná. Na oportunidade, serão debatidas as fases de assessoramento, a escrita facilitada e a lapidação de projetos,, assim como os pontos de atenção e pontos críticos acerca dos editais de seleção, de forma a contribuir com reflexões sobre as políticas públicas de fomento e a instrumentalização dos mecanismos de seleção.
Ministrantes:
João Terra - Produtor cultural e permacultor, diretor do Coletivo Mão na Terra, ponto de cultura certificado no Paraná. Ganhador do prêmio de reconhecimento pela trajetória cultural em 2020 pela lei Aldir Blanc. Coordenou o Propulsão Cultural 2023, apoiando e co-criando mais de 40 projetos de artistas paranaenses para políticas de incentivo à cultura. Desde 2015 é produtor de eventos, cursos, festivais e outros formatos.
Rachel Callai Bragatto - Coordenadora no Laboratório de Cultura Digital e pesquisadora no Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação (INCT/IDDC). Doutora e mestre em Sociologia e jornalista pela UFPR, foi visiting researcher na University of California, Los Angeles, sob a supervisão de Carole Pateman. Recebeu o prêmio Pontos de Contato em 2010 do Ministério da Cultura pelo seu trabalho como gestora junto aos Pontos de Cultura e à rede Cultura Viva. É co-organizadora de Democracia digital, comunicação política e redes: teoria e prática (2016) e de Eleições 2022 e a reconstrução da democracia no Brasil (2023). Pesquisa temas como democracia digital, participação política e teoria da comunicação. Especialista em internet e política; desenvolve estudos relacionados à mídia e participação, governança e economia política da internet. É pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFPR.
Fernanda Bortolan - Bacharel em Relações Internacionais e graduanda em Ciências Sociais. Pesquisa políticas públicas, migrações, sociologia urbana e cultura digital. Integrante do eixo de Desenho de Políticas Públicas do Laboratório de Cultura Digital (UFPR/MinC).
Compartilhar