Formação Agentes Cultura Viva - Pontão de Cultura Ancestralidade Africana no Brasil
#Agentes Cultura Viva Juventude negra e protagonismo cultural
17 set - 30 mai @ Ribeirão Preto - SP
Inscrever ProgramaçãoAjuda
Uma conferência é uma coleção de reuniões organizadas em um programa, com um número de pessoas convidadas como palestrantes, e outras áreas de informação típicas a congressos ou eventos sociais de grande dimensão (inscrições, lista de organizações que apoiam ou patrocinam o evento, etc.).
Exemplos: A conferência pode ser um evento relevante para uma organização e para os seus membros, ou ter lugar como parte de um processo participativo ou seguir uma consulta.
Introdução
Detalhes
FORMAÇÃO AGENTES CULTURA VIVA - 1ª Etapa
O Pontão de Cultura Ancestralidade Africana no Brasil é uma parceria do Centro Cultural Orunmila com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural / Ministério da Cultura, através doTermo de Compromisso Cultural nº 95114/2023 (Edital Nº 09, de 31 de agosto de 2023 /Cultura Viva- Fomento a Pontões de Cultura - A Política de Base Comunitária Reconstruindo o Brasil).
Entre as metas previstas está a contratação de 20 agentes cultura viva, jovens entre 18 e 24 anos, para apoio e assistência técnica relacionados ao objeto do projeto proposto e associados às metas estabelecidas no Plano de Trabalho.
O plano de trabalho do Pontão de Cultura Ancestralidade Africana no Brasil, prevê para a atuação do Agentes Cultura Viva:
A participação nas reuniões e atividades de formação virtuais e / ou presenciais.
Contribuir para a pesquisa e levantamento de dados sobre os povos tradicionais de matriz africana, através pesquisa, leitura e estudo dos documentos e publicações já existentes.
Realizar busca ativa e dar suporte para a inscrição de grupos, coletivos e entidades culturais no Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, para ampliação da Rede Cultura Viva.
Realizar busca ativa e dar suporte para o preenchimento do cadastro de mapeamento e diagnóstico dos territórios tradicionais de matriz africana.
Realizar o cadastramento dos territórios e entidades mapeados, no formulário oficial de busca ativa do Cultura Viva.
Esta é a primeira etapa de formação dos agentes cultura viva, e tem como objetivo principal o nivelamento conceitual necessário para compreender o projeto e atuar na sua execução.
Organizadores

Pontão de Cultura Ancestralidade Africana no Brasil
Parceiros

Coletivo Mocambo Cultural

Pontão de Cultura Areté

Rede de Produtoras Culturais Colaborativas

Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural - Ministério da Cultura

Ponto de Cultura Jovens Pesquisadores

Laboratório de Cultura Digital (UFPR/MinC)

Centro Cultural Orùnmilá

Ponto de Cultura Coco de Umbigada

Àgò Lònà - Associação Cultural

Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense

Ponto de Cultura Ação e Tradição
Objetivos
Iniciar a formação dos (as) 20 agentes cultura viva - Pontão de Cultura Ancestralidade Africana no Brasil.
Instrumentalizar as (os) agentes cultura viva de elementos conceituais necessários para a compreensão e a execução do projeto.
Locais da Conferência
O elemento seguinte é um mapa que apresenta os itens nesta página como pontos de mapa. O elemento pode ser usado com um leitor de ecrã, mas pode ser difícil de entender.
Saltar mapa
Compartilhar