Palestrantes Palestrantes (Formação Agentes Cultura Viva - Pontão de Cultura Ancestralidade Africana no Brasil)
Palestrantes

Daniel Luís Albuquerque (ele/dele)
Jovem negro da periferia de Olinda formado pelo Ponto de Cultura Coco de Umbigada em 2004, no curso de formação em software livre do programa Governo Eletrônico GESAC, e que segue desde então atuando diretamente desenvolvendo pesquisa e suporte tecnológico das atividades desenvolvidas pelo Ponto de Cultura.
Palestrantes

Luana Arantes e Carolina Hofs
LUANA ARANTES: Cientista social, mestre em Antropologia e doutora em Ciências Ambientais. Coordenou a pesquisa “Mapeando do Axé: pesquisa socioeconômica e cultural das comunidades tradicionais de terreiro” (2010), contribuiu na formulação do “Guia Orientador para Mapeamentos junto aos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana” (2016), e compôs a coordenação geral da pesquisa “Povos Tradicionais de Matriz Africana: Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional em interface com a Saúde Coletiva” (2021).
CAROLINA HOFS: Antropóloga e artista da dança. Graduada (2002) e mestre (2006) em Antropologia pela Universidade de Brasília, fez o doutorado (2014) em Antropologia pela Universidade de Lisboa e especialização em Análise do Movimento pelo Sistema Laban/Bartenieff (2021), pela Faculdade Angel Vianna. Ao longo dos últimos anos, atua junto a povos e comunidades tradicionais. Foi assessora técnica da SEPPIR, de 2014 a 2016, na Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais, trabalhando na articulação da Política Nacional para o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. Desde 2013, trabalha como técnica e consultora para acompanhamento e avaliação de projetos junto a comunidades tradicionais, povos indígenas e comunidades quilombolas, prestando serviços para o Banco Mundial, Onu Mulheres e Ministério Público de Minas Gerais. Na área da cultura, participou de projetos de arte e comunidade em Brasília e Lisboa. Atualmente, desenvolve pesquisa para o audiovisual.
Palestrantes

Mãe Beth de Oxum (ela/dela)
Iyalorixá do Ilê Axé Oxum Karê, mestra coquista, Patrimônio Vivo de Pernambuco, ativista cultural, articuladora e comunicadora com mais de 30 anos de atuação em Olinda.
Palestrantes

NIN LA CROIX (ele/ela/elu)
Pessoa trans não-binárie que constrói profissionalmente desde 2006, projetos de inovação, tecnologia e expressões audiovisuais, da conceituação, captação até a execução final; resultando em filmes, na realização e operação de instalações videográfica em cena em obras teatrais, performances, comunicação em mídias sociais e atividades educacionais.
Palestrantes

Pai Lula Dantas
Babalaxé do Ilè Axé Oya Funké. Agente e Produtor Cultural. Coordenador de Projetos do Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense. Membro da Comissão Estadual e Nacional dos Pontos de Cultura - GT BA / GT Matriz Africana e Comissão Executiva. Presidente da Câmara Técnica de Cultura do Território Litoral Sul - BA. Vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Itabuna-BA.
Palestrantes

Pedro Neto Inatobi
É iniciado no Ilé Àse Pàlepà Màrìwò Sessu – SP; Cientista Social - PUC-SP; Doutorando Direto em Antropologia pelo PPGAS FFLCH USP; integrante do Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras - CERNe da FFLCH USP; produtor cultural; documentarista e artista plástico. Diretor da Àgò Lònà Associação Cultural, sócio fundador do Fórum Permanente para as Culturas Populares e Tradicionais.
Palestrantes

Silvany Euclênio
Graduada em história, professora, educadora social. Ativista do Movimento Social Negro. Produtora cultural. Atuou como gestora pública à frente da Secretaria Nacional de Políticas para Comunidades Tradicionais / SEPPIR / PR (2011 a 2014). Editora e Mediadora do canal @pensarafricanamente. Integra a coordenação do Pontão de Cultura Ancestralidade Africana no Brasil.
Compartilhar