Reunião com Gestão Municipal de Cultura de Santo Antônio do Tauá
-
Virtual
-
15:00 PM - 16:00 PM -03
Reunião entre Comitê de Cultura do Pará e Secretaria de Cultura de Santo Antônio do Tauá.
Ata da Reunião
Reunião de Mobilização com Gestores Municipais de Santo Antônio do Tauá
Data: 21/02/2025
Hora: 15h30 à 16h30
Relato da reunião:
Sayonara iniciou sua apresentação, e em seguida, o Comitê falou do projeto do Comitê e quais seus objetivos. Numa perspectiva de colaboração em rede, de formações e oficinas.
Por conta do contexto de eleição, as tratativas com as secretarias começaram somente esse ano, por vários motivos.
Márcia - A gestão mudou, e toda a secretaria mudou, a pasta da Cultura era deixada de lado pela gestão anterior. Mudou prefeito, gestão nova.
Sayonara perguntou como está a PNAB, até então, será chamada uma empresa para apresentar à Secretária, para que o recurso seja utilizado. Sayonara alertou que todo o recurso que não for gasto, deverá ser devolvido, por isso, o incentivo e a mobilização para fazer chegar aos fazedores de Cultura. Pois o prazo é curto.
A possibilidade de executar dois Editais de Chamamento com recursos para vários segmentos.
Sayonara poderia indicar outros serviços para passar informações e indicações, para garantir o destravamento da PNAB.
Outra questão foi os fazedores não conseguirem escrever seus projetos, pois a falta de cumprimento dos critérios, pois não cumpriram a pontuação mínima. Nisso, Sayonara, falou do Plantão de Projetos, às quintas-feiras. Possibilidade de acessar as oficinas temáticas.
Colocou o Comitê como ponto de apoio, para executar oficinas on-line para estudar e tirar dúvidas sobre editais gerais ou específicos dos municípios.
Pediu para que houvesse a possibilidade de compartilhar os informes do Comitê.
Samara - poucos fazedores de cultura não sabem submeter seus projetos, e quando fazem, não são aprovados nas pontuações.
Oficina de Projetos, percurso formativo de 3 meses, solicitando em caráter de urgência, fazer contato com 6 fazedores de Cultura, para participar das oficinas formativas. Pedido para que haja a participação do Município neste Edital.
A Samara poderia entrar nas oficinas como ouvinte, não como aluna matriculada.
Série de formações que está dentro dos Planos Municipais, Estadual e Nacional de Cultura, formações previstas para o início de abril, com atividades presenciais e em agendas nos municípios, mas ainda está em avaliação.
Sobre o Conselho de Cultura, ainda não está ativo, e Sayonara incentivou a ativação do mesmo, para que muitos processos futuros sejam destravados, e instaurando o Plano Municipal de Cultura.
João Meireles vai manda o link do grupo do Edital e das redes social
Samara pediu a relação de empresas para ajudar a destravar o processo da PNAB, e Sayonara passou de uma consultora.
Sayonara encerrou a conversa agradecendo a participação e as pautas trazidas e esperando que as próximas agendas continuem nessa confluência.
Samara também trouxe a oportunidade de mudar o cenário da cultura do Município, e quer que todos os fazedores de Cultura tenham a chance de acesso.
Presentes:
Sayonara Malta
João Meireles
Márcia - Secretária de Cultura
Samara Costa - Assessora da Secretária
Compartilhar