Alterações em "Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade"
Descrição (Português)
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O investimento do Governo Federal na Cultura Digital, especialmente em softwares livres, é desproporcional ao papel que a tecnologia ocupa no setor cultural. Esse ínfimo investimento - tanto em recursos orçamentários como em políticas e programas que contemplem a categoria - tem consequências na manutenção das desigualdades sociais quando falamos em capitalismo de dados. Como o Ministério da Cultura, por meio de políticas para a Cultura Digital, pode protagonizar esse debate e fomento?
Assista AO VIVO na TV Tainã e no YouTube do MinC
Orientações gerais:
- A Sala de reunião é exclusiva para as pessoas participantes da mesa. Não divulgue esse link. A divulgação é do link da transmissão ao vivo.
- Chegue com 15 minutos de antecedência, haverá uma sala de espera com equipe de apoio da Casa Tainã para sua recepção.
- Como a programação da Conferência é intensa, contamos com sua colaboração com adequação da fala ao tempo previsto.
- Procure um espaço silencioso e com uma boa iluminação para participar e certifique-se de que está com microfone e câmera funcionais
- O Jitsi no celular precisa de aplicativo instalado. No computador pode ser aberto pelo navegador.
Mediação:
Josiane, pedagoga e mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou por mais de 10 anos com a Cultura Digital nos Pontos de Cultura, no Programa GESAC e no Programa Telecentros.BR. Posteriormente, como professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Brasília, porém, desde 2023, está em requisição no Ministério da Cultura, desempenhando a função de Coordenadora de Formação e Mobilização do Programa Nacional dos Comitês de Cultura. Santana
Participantes:
José Murilo, IBRAM (DF)Especialista em políticas públicas para o digital e a internet. Coordenador de Arquitetura da Informação Museal, Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM
Uirá Porã (@uirapora)
Uirá Porã, é Coordenador do MetaLab de Soluções para a Gestão Cultural da UFPR, fundador do Instituto Mutirão e co-idealizador do movimento Felicilab. Hacker, autodidata, atuou no Ministério da Cultura na gestão Gil, desde a origem da Cultura Digital. É consultor especialista em Políticas Digitais.
Lívia Gouveia
Graduada em Sistemas de Informação e Comunicação Social, no mestrado em informática uniu os dois campos de estudo pesquisando na linha de inteligência coletiva. É profissional autônoma em tecnologia da informação, trabalhando como desenvolvedora de sistemas, operando essencialmente com Software Livre, pauta na qual se dedica a defender. Atualmente atende à Escola Nacional de Saúde Pública, desenvolvendo o Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz, também atua como assessora de tecnologia na associação Silo – Arte e Latitude Rural e faz parte da equipe de TI e Design do Dicionário de Favelas Marielle Franco (Wikifavelas). Além disso, dedica-se apaixonadamente às comunidades PHPWomen e Comunidade Software Livre.
Pedro Jatobá (@coletivoeita) (BA)Mestre em Gestão Social e Desenvolvimento de Territórios pela Escola de Administração da UFBA, Bacharel em Ciência da Computação (UNICAP/UNISINOS). Diretor de Comunicação e Marketing do Instituto Intercidadania e Coordenador de Formação e Articulação do Pontão de Cultura Digital iTEIA. Em 2009 foi bolsista do CNPq na ação Cultura Digital do Ministério da Cultura. Recebeu em 2010 o prêmio Tuxáua – Cultura Viva pelo fomento da tecnologia social da Produtora Cultural Colaborativa na rede nacional de Pontos de Cultura. Coordenador da Universidade Livre da Chapada Diamantina e da Produtora Colaborativa da Chapada
Dudu Suricate (@dudusuricate)
Eduardo de Souza, conhecido como Dudu Suricate, 28 anos, Cearense, influenciador digital, ativista social, diretor de criação, ator, roteirista, compositor e palestrante. Co-criador e gestor de conteúdo do Suricate Seboso, personagem digital mais influente do Ceará, somando mais de 8mi de seguidores nas redes sociais. Ativista periférico atuante, começou aos 13 anos no bairro Sapiranga, organizando sarais, eventos culturais, manifestações por melhorias nos bairros e um dos pioneiros na luta por educação e inclusão digital nas periferias de Fortaleza, hoje, atua no Grande Jangurussu, mais precisamente no Residencial José Euclides da cunha.
Essa mesa é composta a partir de três propostas apresentadas no processo de participação pré-conferência:
1. Soluções para a Gestão Cultural
gid://decide/Decidim::Proposals::Proposal/76
2. Dinheiro Público, Código Público
gid://decide/Decidim::Proposals::Proposal/74
3. Cultura Digital e Economia Solidária: Sustentabilidade do Ecossistema de Código Aberto no Brasil
gid://decide/Decidim::Proposals::Proposal/59
4. Resistência ou sobrevivência dos músicos na era digital: pensar alternativas livres
gid://decide/Decidim::Proposals::Proposal/50 -
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O investimento do Governo Federal na Cultura Digital, especialmente em softwares livres, é desproporcional ao papel que a tecnologia ocupa no setor cultural. Esse ínfimo investimento - tanto em recursos orçamentários como em políticas e programas que contemplem a categoria - tem consequências na manutenção das desigualdades sociais quando falamos em capitalismo de dados. Como o Ministério da Cultura, por meio de políticas para a Cultura Digital, pode protagonizar esse debate e fomento?
Assista AO VIVO na TV Tainã e no YouTube do MinC
Orientações gerais:
- A Sala de reunião é exclusiva para as pessoas participantes da mesa. Não divulgue esse link. A divulgação é do link da transmissão ao vivo.
- Chegue com 15 minutos de antecedência, haverá uma sala de espera com equipe de apoio da Casa Tainã para sua recepção.
- Como a programação da Conferência é intensa, contamos com sua colaboração com adequação da fala ao tempo previsto.
- Procure um espaço silencioso e com uma boa iluminação para participar e certifique-se de que está com microfone e câmera funcionais
- O Jitsi no celular precisa de aplicativo instalado. No computador pode ser aberto pelo navegador.
Mediação:
Josiane, pedagoga e mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou por mais de 10 anos com a Cultura Digital nos Pontos de Cultura, no Programa GESAC e no Programa Telecentros.BR. Posteriormente, como professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Brasília, porém, desde 2023, está em requisição no Ministério da Cultura, desempenhando a função de Coordenadora de Formação e Mobilização do Programa Nacional dos Comitês de Cultura. Santana
Participantes:
José Murilo, IBRAM (DF)Especialista em políticas públicas para o digital e a internet. Coordenador de Arquitetura da Informação Museal, Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM
Uirá Porã (@uirapora)
Uirá Porã, é Coordenador do MetaLab de Soluções para a Gestão Cultural da UFPR, fundador do Instituto Mutirão e co-idealizador do movimento Felicilab. Hacker, autodidata, atuou no Ministério da Cultura na gestão Gil, desde a origem da Cultura Digital. É consultor especialista em Políticas Digitais.
Lívia Gouveia
Graduada em Sistemas de Informação e Comunicação Social, no mestrado em informática uniu os dois campos de estudo pesquisando na linha de inteligência coletiva. É profissional autônoma em tecnologia da informação, trabalhando como desenvolvedora de sistemas, operando essencialmente com Software Livre, pauta na qual se dedica a defender. Atualmente atende à Escola Nacional de Saúde Pública, desenvolvendo o Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz, também atua como assessora de tecnologia na associação Silo – Arte e Latitude Rural e faz parte da equipe de TI e Design do Dicionário de Favelas Marielle Franco (Wikifavelas). Além disso, dedica-se apaixonadamente às comunidades PHPWomen e Comunidade Software Livre.
Pedro Jatobá (@coletivoeita) (BA)Mestre em Gestão Social e Desenvolvimento de Territórios pela Escola de Administração da UFBA, Bacharel em Ciência da Computação (UNICAP/UNISINOS). Diretor de Comunicação e Marketing do Instituto Intercidadania e Coordenador de Formação e Articulação do Pontão de Cultura Digital iTEIA. Em 2009 foi bolsista do CNPq na ação Cultura Digital do Ministério da Cultura. Recebeu em 2010 o prêmio Tuxáua – Cultura Viva pelo fomento da tecnologia social da Produtora Cultural Colaborativa na rede nacional de Pontos de Cultura. Coordenador da Universidade Livre da Chapada Diamantina e da Produtora Colaborativa da Chapada
Dudu Suricate (@dudusuricate)
Eduardo de Souza, conhecido como Dudu Suricate, 28 anos, Cearense, influenciador digital, ativista social, diretor de criação, ator, roteirista, compositor e palestrante. Co-criador e gestor de conteúdo do Suricate Seboso, personagem digital mais influente do Ceará, somando mais de 8mi de seguidores nas redes sociais. Ativista periférico atuante, começou aos 13 anos no bairro Sapiranga, organizando sarais, eventos culturais, manifestações por melhorias nos bairros e um dos pioneiros na luta por educação e inclusão digital nas periferias de Fortaleza, hoje, atua no Grande Jangurussu, mais precisamente no Residencial José Euclides da cunha.
Essa mesa é composta a partir de três propostas apresentadas no processo de participação pré-conferência:
1. Soluções para a Gestão Cultural
gid://decide/Decidim::Proposals::Proposal/76
2. Dinheiro Público, Código Público
gid://decide/Decidim::Proposals::Proposal/74
3. Cultura Digital e Economia Solidária: Sustentabilidade do Ecossistema de Código Aberto no Brasil
gid://decide/Decidim::Proposals::Proposal/59
4. Resistência ou sobrevivência dos músicos na era digital: pensar alternativas livres
gid://decide/Decidim::Proposals::Proposal/50
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