Avançar para o conteúdo principal

Configurações de cookies

Utilizamos cookies para garantir as funcionalidades básicas do site e para melhorar sua experiência on-line. Você pode configurar e aceitar o uso dos cookies, e modificar suas opções de consentimento, a qualquer momento.

Essencial

Preferências

Analítica e estatística

Publicidade

🌳 Plante o que precisar e a terra lhe dará o que você merecer. - Antônio Bispo dos Santos (Nego Bispo)

Alterações em "Cultura Digital e Educação Básica: do Currículo à Sala de Aula "

Foto: Carlos Lunna Carlos Lunna

Título (Português)

  • -Cultivando territórios digitais livres para participação social
  • +Cultura Digital e Educação Básica: do Currículo à Sala de Aula

Descrição (Português)

  • -

    Esta formação tem foco na apresentação de ferramentas livres de participação social e gestão democrática com o intuito de cultivar uma inteligência coletiva em torno da utilização, personalização, criação e configuração de espaços participativos utilizando a ferramenta Decidim. Durante o estudo as pessoas terão conhecimento sobre a distinção entre softwares livres e softwares proprietários. Bem como especialmente as redes sociais e plataformas corporativas possuem um papel importante na modulação política e cultural das pessoas que as utilizam e como isso tem um impacto na fragilização da democracia em todo o mundo. Terão ainda a oportunidade prática de organizar suas comunidades a partir do uso de ferramentas livres e autônomas com foco na gestão democrática de conselhos de cultura e grupos organizados de bairros e comunidades em busca de uma melhora na qualidade de vida das pessoas e dos demais seres.

    Oficineiros: Luiz Sanches / Jader Gama

  • +

    Contextualização/Justificativa: A partir de 2024, com a implementação da BNCC-Computação e da Política Nacional de Educação Digital (PNED), o ensino de conteúdos e competências relacionados à Cultura Digital se tornou obrigatório nos currículos da educação básica do Brasil. Boa parte das redes públicas estaduais e municipais, e das redes privadas, ainda não adotaram de forma efetiva essa política. Diante desse contexto, a oficina proposta se justifica pela necessidade de ampliarmos os debates, as construções e os aprendizados dos estudantes da educação básica acerca da Cultura Digital, por meio de uma abordagem político-pedagógica autoral, crítica, contextualizada e colaborativa de ensino.

    Público: Estudantes do Ensino Médio e do Ensino Fund. 2 do Vale do Capão

    Objetivos: Compreender, experienciar, produzir e compartilhar mídias digitais relacionadas à Cultura Digital de forma autoral, crítica, contextualizada e colaborativa.

    Módulo 1(2h): Aproximações técnicas e conceituais
    - Cultura Digital
    . Implicações/Apropriações sócio-técnicas
    . Mapeamento de usos, oportunidades, ameaças e estratégias (Dinâmica multimídia)
    - Tipos de mídias, multimídias e hipermídias
    - Softwares livres de produção de mídias
    - Licenças livres

    Módulo 2(2h): Produção Colaborativa de mídias estudantis
    - Divisão dos grupos
    - Definição temas
    - Construção dos planos/roteiros das mídias
    - Produção das mídias
    - Compartilhamento das mídias

    Oficineiros: Yuri Bastos Wanderley

Confirmar

Por favor, entre

A palavra-passe é demasiado curta.

Compartilhar